Evento Científico

II Jornada Brasileira de Psicologia clínica Histórico Cultural

Imaginar para realizar: a Psicologia de Vigotski no século XXI

Evento gratuito

Clique no botão abaixo para preencher o formulário de inscrição

Online

Transmissão ao vivo pelo Youtube

Carga Horária

8 horas

Certificado de Conclusão

Válido para horas complementares em faculdades/ universidades

Sobre o Evento

A Jornada Brasileira de Psicologia Clínica Histórico-Cultural Imaginar para realizar: a Psicologia de Vigotski no século XX é um evento semestral promovido pelo Instituto Veresk e pela UECE, coordenado pela Profª Dra. Ana Ignez Belém Lima. A segunda edição acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro de 2025, de forma online e gratuita, com o tema "Imaginar para realizar: a Psicologia de Vigotski no século XXI". O evento contará com palestras interativas via YouTube e reunirá profissionais e estudantes de todo o Brasil para discutir os avanços da abordagem histórico-cultural na clínica.

A Jornada Brasileira de Psicologia clínica Histórico-Cultural é um evento semestral organizado pelo Instituto Veresk e pelo Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental da Universidade Estadual do Ceará, coordenado pela professora Dra. Ana Ignez Belém Lima, para fortalecer a divulgação das atualidades e dos últimos achados no campo da Psicologia clínica Histórico-Cultural de Vigotski.

Ainda neste ano de 2025, organizamos a primeira versão do evento no formato online, a qual contou com cerca de 200 inscrições de psicólogos e estudantes de todas as partes do país. E chegou o momento da segunda edição da Jornada acontecer!!!

Nós estamos muito ansiosos e queremos deixar você por dentro de cada detalhe do evento, cujo tema será cujo tema será Imaginar para realizar: a Psicologia de Vigotski no século XXI.

Onde será?

Será feito de forma remota, pelo Youtube, com possibilidade de interação com os palestrantes ao longo de todo o debate que será realizado.

Quando será?

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro 2025, e o acesso se dará por meio do envio do link do evento por email.

Como realizo minha inscrição?

O evento é gratuito, então basta clicar no link abaixo. Nossa Jornada é aberta para profissionais e estudantes de psicologia, assim como estudantes e profissionais de demais áreas da saúde e da educação.

Estamos muito ansiosos para encontrar cada um de vocês e dividir as últimas atualizações da área de clínica histórico-cultural.

Programação

Sexta-feira (17 de outubro)

19h00 – Conferência de Abertura “Imaginar para realizar: a importância da Psicologia de Vigotski no século XXI”

Palestrantes:
Dra. Gisele Toassa (Universidade Federal de Goiás)
Dra. Ana Ignez Belém Lima (Universidade Estadual do Ceará)

Mediador:
Neto Belém Oliveira (Instituto Veresk)

 

Sábado (18 de outubro)

8h30 a 10h00 – Ética e resgate da memória: os fundamentos da Psicologia clínica Histórico-Cultural no Brasil

Palestrantes:
Me. Neto Belém Oliveira (Instituto Veresk)
Dr. Guilherme Arinelli (PUC-Campinas)

Mediadora:
Brenna Santos (Instituto Veresk)

10h30 a 12h00 – Marxismo presente: um Vigotski político

Palestrantes:
Dr. Juán Duarte (Universidade de Buenos Aires)
Mafê Macêdo (@psicologiamarxista e Casa Marx)

Mediador:
Neto Belém Oliveira (Instituto Veresk)

13h30 a 15h00 – Vigotski, pedologia e defectologia: para superar a clínica da patologização

Palestrantes:
Dra. Danielle Nunes (Universidade de Brasília)
Dra. Giovana Belém (Universidade Estadual do Ceará)

Mediadora:
Mylene Freitas (Instituto Veresk)

15h30 a 17h30 – Nas veredas da vulnerabilidade social: repensando Vigotski a partir dos desafios contemporâneos 

Palestrantes:
Dra. Zulmira Bomfim (Universidade Federal do Ceará)
Dr. Fábio Pacheco (Universidade Estadual do Ceará)

Mediador:
Neto Belém Oliveira (Instituto Veresk)

Palestrantes

Neto Belém Oliveira

Psicólogo e Sexólogo. Especialista em Psicologia clínica Histórico-Cultural. Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicoterapeuta histórico-cultural de adultos e casais. Fundador do Instituto Veresk de Psicologia Histórico-Cultural.

Ana Ignez Belém Lima

Psicóloga. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago da Compostela (Espanha). Professora adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES).

Zulmira Bomfim

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Espaço Público e Regeneração Urbana pela Universidade da Coruña-Espanha. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS).

Giovana Belém Falcão

Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE/UECE). Atuação nas áreas de Educação Inclusiva, Psicologia Escolar e Formação de Professores.

Danielle Nunes

Pedagoga e Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutora no Programa de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada 2  da Universidade de Brasília (UNB) e professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da UNB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural (GEPHISC).

Gisele Toassa

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora pelo Program of History and Theory of Psychology da York University. Professora  Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Verchína – Fundamentos da Psicologia Vigotskiana.

Juán Duarte

Psicólogo. Professor na Universidade de Buenos Aires e editor da obra de Vigotski na Editora Ediciones IPS. Militante do Partido de los Trabajadores por el Socialismo, seção argentina da Fracción Trotskista por la IV Internacional.

Guilherme Arinell

Na verdade, deve ficar assim: Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Pós-doutor pelo Departamento de Psicologia do Graduate Center – City University of New York (CUNY, EUA). Atua como Docente do curso de graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Mafê Macêdo

Militante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores – seção brasileira da Fração Trotskista pela Quarta Internacional, parte do Instituto Casa Marx e do Esquerda Diário, psicóloga e mestranda em Psicologia Social pela UFMG.

Fábio Pacheco

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social e Comunitária (LAPISC).

Mediadores

Neto Belém Oliveira

Psicólogo e Sexólogo. Especialista em Psicologia clínica Histórico-Cultural. Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicoterapeuta histórico-cultural de adultos e casais. Fundador do Instituto Veresk de Psicologia Histórico-Cultural.

Brenna Santos

Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicoterapeuta histórico-cultural com atuação em uso e abuso de substâncias psicoativas. Especializanda em Psicologia clínica Histórico-Cultural (FaCiencia). Coordenadora Pedagógica do Instituto Veresk.

Mylene Freitas

Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicoterapeuta histórico-cultural com foco no atendimento de mulheres. Especializanda em Psicologia clínica histórico-cultural (Faciencia). Coordenadora de Marketing do Instituto Veresk.

Como realizo minha inscrição?

O evento é gratuito, então basta clicar no link abaixo. Nossa Jornada é aberta para profissionais e estudantes de psicologia, assim como estudantes e profissionais de demais áreas da saúde e da educação.

Estamos muito ansiosos para encontrar cada um de vocês e dividir as últimas atualizações da área de clínica histórico-cultural.

Evento gratuito

Clique no botão abaixo para preencher o formulário de inscrição

Dúvidas Frequentes

Leia e tire duas dúvidas

O Instituto Veresk é um coletivo de psicólogos histórico-culturais apaixonados pela teoria de Vigotski na clínica, composto por Neto Oliveira (Diretor Geral), Brenna Santos (Coordenadora Pedagógica) e Mylene Freitas (Coordenadora de Marketing). Contamos ainda com a referência e consultoria da Prof. Dra. Ana Ignez Belém Lima, precursora da Psicologia Clínica Histórico-Cultural no Brasil.

Para mais informações, confira a página “Sobre Nós” no menu de navegação.

Recomendamos que você siga a sequência da Trilha de Aprendizagem. Porém, se você preferir, pode nos chamar no whatsapp para tirar suas dúvidas e receber um atendimento personalizado.

Nossos cursos geralmente são online. Sempre avisamos se o curso é síncrono (ao vivo), assíncrono (gravado) ou híbrido (com aulas ao vivo e gravadas).

Basta clicar no botão de compra. Você será redirecionada para a nossa página de checkout transparente na Eduzz.

Nossos professores e professoras são pessoas formadas em psicologia. Em sua maioria, são mestres e doutores, mas você também terá aula com pessoas especialistas ou com título de graduação.

Você pode conferir o currículo breve dos seus professores na página de cada curso.

Instituto Veresk de Psicologia Historico Cultural LTDA
CNPJ 59.151.230/0001-02

Avenida Dom Luis, 500 | Sala 1531 | Aldeota , Fortaleza – CE | CEP: 60160-196

Todos os direitos reservados © Instituto Veresk de Psicologia Historico Cultural LTDA | Criado por Alexandre Casarin de Lima