O Congresso de Clínica Histórico-Cultural está de volta e agora de cara nova!
No ano de 2023, junto com o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental da Universidade Estadual do Ceará, organizamos o I Congresso de Psicologia clínica Histórico-Cultural. Foram momentos ricos de troca, contato com a arte e com aquilo que tem de mais novo na área de Clínica Histórico-Cultural.
E a troca foi tão rica, que não poderíamos deixar de apresentar a você a segunda edição do evento, só que agora com caráter internacional. Durante o evento, você poderá participar das mesas com convidados nacionais e internacionais, realizar minicursos, submeter e apresentar seu trabalho científico e ainda acessar uma programação cultural pensada cuidadosamente por toda a equipe.
O II Congresso Internacional de Psicologia clínica Histórico-Cultural é um evento organizado pelo Instituto Veresk e pelo Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental da UECE, com foco em fortalecer a comunidade histórico-cultural, fomentar a produção científica na área e mediar conhecimento através da arte.
Estamos muito ansiosos para receber você! Confira todos os detalhes a seguir!
OBS: ao se inscrever no congresso, você será adcionado em um grupo de informações no whatsapp. Neste grupo, você receberá avisos sobre o congresso e auxílio de nossa equipe para preparar sua viagem (sugestões de hotéis, transporte e dicas sobre a cidade).
As Diretrizes do II Congresso Internacional de Psicologia Histórico Cultural estão disponíveis em PDF. Faça o download através do botão abaixo.
O Termo de Cessão de Direitos Autorais não permite que o Instituto Veresk comercialize de nenhuma forma os textos enviados para o congresso, tratando-se de um documento com foco em preservar a integridade total dos anais do evento em formato de e-book que serão publicados.
Nesta edição do evento, você pode submeter seu trabalho científico em duas modalidades:
Trabalhos Completos
Resumo Expandido + e-pôster
A avaliação dos trabalhos submetidos ao II Congresso Internacional de Psicologia Histórico-Cultural será realizada pela Comissão Organizadora do evento, que procederá à revisão dos manuscritos quanto à adequação temática, relevância científica, consistência teórico-metodológica e conformidade com as normas estabelecidas. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de realizar a curadoria dos trabalhos, podendo selecionar, classificar ou recusar submissões de acordo com os objetivos acadêmicos e científicos do congresso.
OBS: ao se inscrever no congresso, você será adcionado em um grupo de informações no whatsapp. Neste grupo, você receberá avisos sobre o congresso e auxílio de nossa equipe para preparar sua viagem (sugestões de hotéis, transporte e dicas sobre a cidade).
Estudantes
1º Lote (até dia 30/abril): R$67
2º Lote (até dia 30/junho): R$87
3º Lote (até dia 01/agosto): R$107
Profissionais
1º Lote (até dia 30/abril): R$97
2º Lote (até dia 30/junho): R$147
3º Lote (até dia 01/agosto): R$197
Grupos
Temos descontos especiais para grupos! Se você vem com amigos, alunos ou grupos de pesquisa da universidade, clique no botão do whatsapp que está aparecendo do lado direito desta página para falar diretamente com nossa equipe e garantir o desconto.
Sexta-feira, 25 de semtebro | INÍCIO | FIM |
|---|---|---|
Credenciamento | 12:00 | 13:00 |
Oficina de Elaboração de instrumentos para a clínica infantil Profa. Esp. Eliana Pinheiro | 13:00 | 17:00 |
Minicurso: Clínica Histórico-Cultural das Opressões Prof. Dr. Neto Belém Oliveira | 13:00 | 17:00 |
Minicurso: Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos Profa. Ma. Andie de Castro | 13:00 | 17:00 |
Minicurso: Primeiros passos na Clínica HC Prof. Esp. Brenna Laryssa Prof. Esp.Mylene Freitas | 13:00 | 17:00 |
Minicurso: O marxismo na prática do psicólogo histórico-cultural Prof. Dr. Juan Duarte | 13:00 | 17:00 |
Minicurso: Intervenção com grupos na Clínica Histórico-Cultural Prof. Me. Gutyerrez Moreno | 13:00 | 17:00 |
Minicurso: Neuropsicologia Histórico-Cultural: princípios de avaliação e intervenção Profa. Dra. Yulia Solovieva | 13:00 | 17:00 |
Lançamento do livro “Avanços em Psicologia Histórico-Cultural: diálogos nacionais e internacionais” | 17:00 | 18:00 |
Programação Cultural | 18:00 | 19:00 |
Solenidade de Abertura do Congresso e Programação Cultural | 19:00 | 19:30 |
Mesa 1 – A Urgência da PHC no contexto do Capitalismo Tardio: Desafios e Perspectivas Palestrantes: Prof. Dr. Juan Duarte (Universidade de Buenos Aires) Profa. Ana Ignez Belém Lima (Universidade Estadual do Ceará) Mediador: Prof. Dr. Neto Belém Oliveira (Instituto Veresk) | 19:30 | 21:00 |
Sábado, dia 26 de setembro | INÍCIO | FIM |
|---|---|---|
Mesa 2 – Os fundamentos marxistas da Psicologia de Vigotski Palestrantes: Prof. Dra. Yulia Solovieva (Universidade de Moscou) Profa. Dra. Gisele Toassa (Universidade Federal de Goiás) Prof. Dr. Juan Duarte (Universidade de Buenos Aires) Mediadora: Prof. Dr. Edgar Nogueira Lima (Secretaria Mun. de Educação de Fortaleza) | 08:30 | 10:00 |
Mesa 3 – A Psicologia do Desenvolvimento de Vigotski: articulações com a clínica Palestrantes: Profa. Dra. Ana Ignez Belém Lima (Universidade Estadual do Ceará) Profa. Daniele Nunes (Universidade de Brasília) Prof. Dra. Profa. Dra. Luciana Quixadá (Universidade Estadual do Ceará) Mediadora: Profa. Dra. Suzette Siqueira Telles (Centro Universitário 7 de Setembro) | 10:30 | 12:00 |
Apresentação de trabalhos Pôster: resumo expandido Comunicação oral: trabalho completo | 13:00 | 15:00 |
Mesa 4 – O Social na Psicologia Histórico-Cultural: para não nos esquecermos de que práxis clínica estamos fazendo Palestrante: Prof. Dr. Fábio Pacheco (Universidade Estadual do Ceará) Profa. Zulmira Áurea Cruz Bomfim (Universidade Federal do Ceará) Prof. Ma. Ângela Campos (Universidade Estadual do Tocantins) Mediador: Prof. Dr. Saulo Vieira (Universidade Estadual do Vale do Acaraú) | 15:15 | 16:45 |
Mesa 5 – Entre o passado e o futuro: perspectivas para a Psicologia clínica Histórico-Cultural Palestrantes: Profa. Dra. Ana Ignez Belém Lima (Universidade Estadual do Ceará) Profa. Dra. Gisele Toassa (Universidade Federal de Goiás) Profa. Dra. Daniele Nunes (Universidade de Brasília) Mediador: Prof. Dr. Neto Belém Oliveira (Instituto Veresk) | 17:00 | 18:30 |
Pós-doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado sanduíche financiado pela CAPES na Université de Toulouse-Jean Jaurès (França).
Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Mestrado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
Especialização em Psicologia Clínica Histórico-Cultural – Instituto Lev / Histórico-Cultural.
Especialização em Neurociências e Avaliação Neuropsicológica – Instituto Suassuna / FAC Cidade.
Especialização em Gestão Pública Educacional – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB).
Especialização em Metodologias do Ensino da Educação Infantil – Associação Especialista em Educação (AEDUC).
Especialização em Docência Universitária – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
Graduação em Psicologia – Universidade Salgado de Oliveira.
Graduação em Pedagogia – Universidade Salgado de Oliveira.
🇷🇺 Palestrante Internacional
Doutora Honoris Causa pela Universidade Nacional do Peru (Huánuco).
Pós-doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha (Espanha).
Doutorado (Ph.D.) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de Moscou (Rússia).
Mestrado em História pela Universidade de Humanidades da Federação Russa (Moscou).
Licenciatura em História pela Universidade de Humanidades da Federação Russa (Moscou).
Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Especialização em Psicologia Clínica Histórico-Cultural pelo Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará (NPHC).
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre Educação, Psicologia Social e Psicologia Comunitária, Juventudes e Pobreza.
Psicólogo Educacional no Colégio Ari de Sá Cavalcante atuando com o ensino médio e turmas de alto rendimento acadêmico.
Especialista em Psicologia clínica Histórico-Cultural (Uniq).
Especialista em Neuropsicologia clínica Histórico-Cultural (UniChristus).
Psicóloga e Neuropsicóloga
Psicoterapeuta histórico-cultural de crianças e adolescentes.
Fundadora do Instituto Ágape de Psicologia.
Especialista em Psicologia Clínica Histórico-Cultural (FaCiencia).
Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Atua em processos de transformação no desenvolvimento do adulto, na clínica histórico-cultural das opressões e em questões relacionadas à sexualidade e à população LGBTQIAPN+.
Psicoterapeuta histórico-cultural.
Coordenadora Pedagógica do Instituto Veresk.
Especialista em Psicologia Clínica Histórico-Cultural (FaCiencia).
Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicoterapeuta histórico-cultural com foco no atendimento de mulheres.
Coordenadora de Marketing do Instituto Veresk.
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com realização de doutorado sanduíche na Universidade Lusíada do Porto, junto ao Centro de Investigações em Psicologia do Desenvolvimento (Portugal).
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análises Relacionais (CIAR/FAP – Faculdade de Artes do Paraná).
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Coordenador da implementação do Serviço de Psicologia Escolar na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (CE).
Ponto focal de Gestão do Estresse no Programa Acesso Mais Seguro – CICV/SME.
Integrante do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES), sob orientação da Profa. Dra. Ana Ignez Belém Lima.
Coordenador Editorial na HomEbook.
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob orientação da Profa. Dra. Ana Ignêz Belém Lima Nunes.
Mestre em Gestão de Saúde pelo Mestrado Profissional em Gestão de Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Fortaleza (EPPF).
Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, com atuação em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Geral).
Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Núcleo Aprendizagem e Subjetividade no Percurso de Formação e Prática Docente.
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Especialista em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Licenciado em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Nilton Lins.
Pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus, atuando como Professor Formador na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/SEMED).
Formador no Programa Federal Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), Polo Manaus – AM.
Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e integrante do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do Curso de Psicologia da UECE.
Conselheiro Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus.
Membro do Fórum Municipal de Educação de Manaus.
🇦🇷 Palestrante Internacional
Licenciatura em psicologia pela Universidad de Buenos Aires (UBA).
Professor na Universidad de Buenos Aires (UBA).
Editor da obra de Vigotski na Editora Ediciones IPS.
Militante do Partido de los Trabajadores por el Socialismo, seção argentina da Fracción Trotskista por la IV Internacional.
🇧🇷 Palestrante Principal
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Doutorado em Ciencias de la Educación pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha).
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professora adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES).
🇧🇷 Palestrante Principal
Doutor em Psicologia (UFC). Mestre em Psicologia (UFC).
Especialista em Psicologia clínica Histórico-Cultural (Uniq).
Especialista em Sexualidade Humana (CBI of Miami). Psicoterapeuta histórico-cultural & Sexólogo Clínico.
Psicólogo (UECE). Idealizador da Clínica Histórico-Cultural das Opressões.
Professor do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará.
Diretor Geral do Instituto Veresk.
🇧🇷 Palestrante Principal
Pós-doutorado em História e Teoria da Psicologia pelo Program of History and Theory of Psychology da York University (Canadá).
Pós-doutoranda no Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP – São Paulo).
Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Marília).
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru).
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP – Bauru).
Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Verchína – Fundamentos da Psicologia Vigotskiana.
Pós-doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Mauá (DF).
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Professora Associada da Universidade de Brasília (UNB) e professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da UNB.
Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural (GEPHISC).
Pós-doutorado na Universidade da Coruña, Espanha.
Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Pesquisadora visitante na Universidade de Barcelona, em Espaço Público e Regeneração Urbana.
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS-UFC).
Líder do grupo de pesquisa em Psicologia Ambiental do CNPq.
Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC).
Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC).
MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Graduação (Bacharelado) em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais e Construção da Realidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC).
Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP-UFC).
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Professor adjunto do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará.
Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social e Comunitária (LAPISC).
O Instituto Veresk é um coletivo de psicólogos histórico-culturais apaixonados pela teoria de Vigotski na clínica, composto por Neto Oliveira (Diretor Geral), Brenna Santos (Coordenadora Pedagógica) e Mylene Freitas (Coordenadora de Marketing). Contamos ainda com a referência e consultoria da Prof. Dra. Ana Ignez Belém Lima, precursora da Psicologia Clínica Histórico-Cultural no Brasil.
Para mais informações, confira a página “Sobre Nós” no menu de navegação.
O evento será presencial.
O congresso ocorrerá na cidade de Fortaleza no estado do Ceará.
As atividades do congresso acontecerão na Universidade Estadual do Ceará.
Veja no mapa:
Sim, fornecemos certificado de 40 horas, que poderá ser utilizado tanto em seu currículo (lattes e vittae), quanto para horas complementares para seu curso de graduação ou pós-graduação.
O preço varia de acordo com o lote, que muda automaticamente em dias específicos.
Estudantes pagam valor menor.
1º lote – Até 30 de abril
– Estudante: R$67
– Profissional: R$97
2º lote – Até 30 de junho
– Estudante: R$87
– Profissional: R$147
3ºlote – De 01 de agosto até o dia do evento (credenciamento)
– Estudante: R$107
– Profissional: R$197
Sim. Nesta edição do evento, você pode submeter seu trabalho científico em duas modalidades:
Trabalhos Completos
Resumo Expandido + e-pôster
A avaliação dos trabalhos submetidos ao II Congresso Internacional de Psicologia Histórico-Cultural será realizada pela Comissão Organizadora do evento, que procederá à revisão dos manuscritos quanto à adequação temática, relevância científica, consistência teórico-metodológica e conformidade com as normas estabelecidas. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de realizar a curadoria dos trabalhos, podendo selecionar, classificar ou recusar submissões de acordo com os objetivos acadêmicos e científicos do congresso.
Instituto Veresk de Psicologia Historico Cultural LTDA
CNPJ 59.151.230/0001-02
Avenida Dom Luis, 500 | Sala 1531 | Aldeota , Fortaleza – CE | CEP: 60160-196
Todos os direitos reservados © Instituto Veresk de Psicologia Historico Cultural LTDA | Criado por Alexandre Casarin de Lima