Neste texto, você encontra o caminho pra estudar a clínica histórico-cultural
Encontrar boas referências sobre Psicologia clínica Histórico-Cultural não é uma tarefa simples, sobretudo se você estiver considerando o contexto brasileiro, ao qual os textos de Vigotski só chegaram sistematicamente a partir da década de 80 e ainda muito associados aos campos da Psicologia da Educação e da Psicologia Social.
Algumas razões para essa dificuldade existir são a entrada tardia dos textos da Psicologia Histórico-Cultural no Brasil e somente recentemente tradução de textos de Vigotski e seus colaboradores com contribuições mais claras para o campo da clínica! Tudo isso dificultou que interessados na teoria histórico-cultural no Brasil não refletissem, investigassem ou produzissem materiais específicos sobre o tema.refletissem, investigassem ou produzissem materiais específicos sobre o tema.
Mas essa situação mudou!!! E hoje podemos encontrar bons textos na área!!!
Nos últimos 10 anos, temos assistido a um crescimento significativo do interesse pela psicologia clínica histórico-cultural cultural no Brasil, com a organização de eventos científicos da área, articulação de grupos de trabalho e publicação de livros que discutem especificamente a matéria da clínica, como o livro “Cartas para Vigotski: ensaios em psicologia clínica histórico-cultural”, organizado pela Dra. Ana Ignez Belém, professora da Universidade Estadual do Ceará e precursora da clínica histórico-cultural no Brasil.
Além disso, já conseguimos encontrar artigos interessantes que fazem a relação da clínica histórico-cultural com diferentes temas. Alguns textos pra começar a estudar são:
- Subjetividade e constituição do sujeito na Clínica Histórico-Cultural de L. S. Vigotski
- Psicoterapia e o processo de transformação da consciência: uma análise histórico-cultural
- O diagnóstico do desenvolvimento e a clínica pedológica da infância difícil
Cada um desses textos irá te ajudar a conhecer um aspecto específico da clínica histórico-cultural, como a noção de sujeito na Psicologia Histórico-Cultural e sua importância para a clínica, o lugar da consciência no processo clínico histórico-cultural ou ainda a noção de diagnóstico na perspectiva histórico-cultural e suas contribuições para pensar a prática clínica.
Mas não para por aí, hein?
Nós do Instituto Veresk somos muito comprometidos com a produção científica da nossa área e queremos te apresentar um material que acabamos de lançar, nosso novo livro A práxis na Psicologia clínica Histórico-Cultural: discutindo casos! É um livro digital de mais de 300 páginas que articula teoria e prática histórico-cultural o tempo todo, com apoio de estudos de caso!
Confira a estrutura do livro:
- Os fundamentos da Psicologia clínica Histórico-Cultural de L. S. Vigotski
- O papel do psicoterapeuta histórico-cultural, a caminhada terapêutica e a construção do vínculo
- O desenho da caminhada terapêutica na perspectiva histórico-cultural
- Anamnese e alta na Psicologia clínica Histórico-Cultural: início e fim de um processo
- Os instrumentos de intervenção na clínica histórico-cultural
- No chão do consultório: a atuação na clínica histórico-cultural com crianças
- Clínica Histórico-Cultural com adolescentes: os desafios para a construção do vínculo
- A intervenção na clínica histórico-cultural com adultos
- A atuação clínica com idosos na perspectiva histórico-cultural
- A psicoterapia histórico-cultural com casais: fundamentos para a atuação
- A psicoterapia de grupo na perspectiva histórico-cultural
- A psicoterapia breve em uma mirada histórico-cultural
O livro ainda conta com uma introdução sobre a clínica histórico-cultural como uma terapêutica do desenvolvimento e da transformação escrita pela profa. dra. Yulia Solovieva, uma eminente psicóloga e neuropsicóloga histórico-cultural russa, com mais de 300 artigos e 50 livros públicos na área.
O livro já está disponível para compra na pré-venda! Algo muito especial que preparamos para você é que, além do material, você também irá receber acesso a uma pasta com todas as fichas técnicas publicadas no livro e também poderá fazer parte do Grupo do Livro, um espaço que preparamos para você poder tirar todas as suas dúvidas à medida que ler nosso novo material. Ah, e você irá receber o material em dois formatos, PDF e EPUB, podendo ler no computador, tablet ou ainda no Kindle
Tá imperdível, né?
Clique aqui embaixo para reservar o seu exemplar!
Gostou deste texto?