Como me tornar um psicólogo clínico histórico-cultural?

Leia o texto e construa sua atuação na clínica vigotskiana

Com a difusão da teoria histórico-cultural na clínica, muitos jovens psicoterapeutas e outros psicólogos que nunca tinham vislumbrado a possibilidade de uma atuação crítica na clínica, tem se interessado por como os estudos de Vigotski e seus colaboradores podem ser aplicados ao contexto da psicoterapia e da clínica no geral.

Assim, nos últimos anos, temos visto surgir grupos de estudos, artigos e livros específicos sobre clínica histórico-cultural e até mesmo cursos de especialização na área, como a Pós em Psicologia clínica Histórico-Cultural do Instituto Veresk. Todos esses espaços e veículos de formação tem facilitado a formação dos interessados na Clínica Histórico-Cultural.

Hoje, nós queremos te apresentar 3 dicas de como se tornar um psicólogo clínico histórico-cultural coerente com os princípios apresentados por L. S. Vigotski.

Comece por obras simples

Começar por textos mais introdutórios irá te ajudar a não desanimar na aprendizagem da PHC, afinal estudar Vigotski pode não ser simples tendo em vista a aplicação da dialética marxista na forma como ele apresenta os temas. Assim, iniciar por obras do próprio Vigotski que sejam mais sistemáticas pode ser uma excelente opção.

Um bom exemplo disso é o livro Imaginação e Criação na Infância, que é muito simples e fácil de se ler. O melhor é que, apesar de parecer um livro focado na análise da infância, ele apresenta os principais conceitos da teoria histórico-cultural, como mediação, desenvolvimento, aprendizagem, funções psicológicas superiores, dentre outros fundamentais para a prática clínica.

Estude em grupo

É como o próprio Vigotski já dizia: “Através dos outros, nos tornamos nós mesmos!”

Estudar com pares mais experientes, participando de grupos de estudo ou de fóruns de discussão no whatsapp, pode facilitar sua aprendizagem sobre clínica histórico-cultural,

Participar desses grupos pode te ajudar a esclarecer dúvidas teóricas, de manejo clínico ou ainda até de casos com os quais você esteja tendo dificuldade no consultório. Um exemplo disso é o Fórum Veresk, nosso grupo gratuito no whatsapp onde conversamos todos os dias com colegas psis e estudantes interessados na PHC.

Participe de espaços sérios e com história

O Veresk respeita profundamente a história, e não tinha como ser diferente, afinal a historicidade é uma categoria fundamental da ciência marxista, permitindo que analisemos os fluxos e os influxos de como áreas, disciplinas e processos se construíram.

O Veresk começou há 17 anos atrás com as pesquisas  sobre clínica histórico-cultural da professora Dra. Ana Ignez Belém no Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental da Universidade Estadual do Ceará, que foi a primeira instituição pública do Brasil a inserir na grade curricular disciplinas específicas da Psicologia Histórico-Cultural na clínica.

De lá pra cá, temos estado com vocês em eventos, cursos de formação, cursos de extensão e até mesmo em cursos de Especialização em Psicologia clínica Histórico-Cultural. Nesse sentido, queremos te fazer o convite para nosso curso de Pós, que está com inscrições abertas.

Se matriculando no curso, você ganha acesso imediato a:

  • 4 módulos gravados da pós
  • 3 encontros semanais de supervisão clínica
  • todos os cursos do Instituto Veresk
  • aula bônus todo mês sobre temas variados da clínica histórico-cultural, além do acesso a todas as aulas bônus que já aconteceram
  • E MUITO MAIS

Gostou da discussão?

Então não deixe de nos seguir também em nosso instagram, pra não perder nenhum conteúdo novo ou novidade sobre a clínica histórico-cultural.

Ah, qualquer necessidade ou dúvida, pode sempre nos chamar também no nosso número de whatsapp.


O Instituto Veresk é um coletivo de psicólogos histórico-culturais apaixonados pela teoria de Vigotski na clínica, composto por Neto Oliveira (Diretor Geral), Janaína Melo (Diretora Pedagógica do Instituto Veresk), Brenna Santos (Secretaria e Apoio Psicopedagógico do Instituto Veresk) e Mylene Freitas (Coordenadora de Marketing). Contamos ainda com a referência e consultoria da Prof. Dra. Ana Ignez Belém Lima, precursora da Psicologia Clínica Histórico-Cultural no Brasil.

Para mais informações, confira a página “Sobre Nós” no menu de navegação.

Siga-nos no instagram para ficar dentro de conteúdos audiovisuais, posts e informações sobre cursos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instituto Veresk de Psicologia Historico Cultural LTDA
CNPJ 59.151.230/0001-02

Avenida Dom Luis, 500 | Sala 1531 | Aldeota , Fortaleza – CE | CEP: 60160-196

Todos os direitos reservados © Instituto Veresk de Psicologia Historico Cultural LTDA | Criado por Alexandre Casarin de Lima